segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MANDAMENTOS DO MAQUIADOR - Código de Ética


Trata-se de um assunto sério que nós Profissionais da Beleza ou de qualquer outro segmento devemos levar na nossa bagagem sempre. 
Trata-se de Ética, Postura, Transparência, Caráter, Bom senso, Higiene e Profissionalismo.

Adorei a forma divertida que foi explorado o assunto no texto a seguir.
                          Espero que gostem !!!




1 – Não colocarás produto meia boca dentro de embalagem de produto top (sabe colocar o produto baratinho dentro da embalagem do caro só pra fazer efeito aos olhos alheios? É sacanagem porque, em primeiro lugar, é enganação, em segundo, as pessoas vão curtir o efeito do baratim, querem copiar o que você usa, comprar o carão e não é a mesma coisa. Shame.).
2 – Manterás as normas de biossegurança(é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, e proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados) com todos os seus produtos (produto em pó é difícil de pegar alguma coisa, mas os em creme, líquido e gel, vixe, um palito e a colônia está instalada por lá. Então,  palettas e espátulas pra trabalhar sempre. Retire o produto da embalagem original, coloque na paletta e manda brasa com o pincel ou com os dedos).
3 – Não usarás base de cor errada (simmmm, não são só as usuárias que cometem este pecado: tô cansada de ver maquiador badalado, maquiador com 20 anos de carreira e por aí vai, fazendo isso, e quando erram, costuma ser gritante, não sei porque).
4 – Aprenderás a misturar as cores de base (Se liga...Pra ser um mega maquiador não precisa ter todas as cores na maleta, mas precisa saber misturar as 4 que tem pra chegar na tonalidade desejada. Maquiagem também é “alquimia”).
5 – Lavarás os pincéis depois de usá-los (se a gente lava até os de uso pessoal, imagine ficar passando pincél em pessoas diferentes, carregando tudo que tem numa pele pra outra. É bem verdade que existem casos em que não dá pra lavar entre um trabalho e outro, aí um higienizador ajuda, mas pincéis que vão em produto em creme,  lave logo, pincél sujo de base então é o ÓÓÓ).
6 – Cuidarás de sua higiene pessoal (nem precisaria falar disseo vcs podem pensar mas, acredite...tem muita gente porquinha por aí. Unha longa, suja, bafo de meia, suvaco fedido, essas coisas são cruéis. Deixe sua unha linda mas, maquiar com unha longa é complicado, sempre usamos os dedos em dado momento vai que arranha então, previna-se ).
7 – Serás pontual (você até pode esperar pelo cliente, mas cuide para evitar ao máximo ser esperado).
8 – Terás ética para com os teus colegas (falar mal de colegas, fofocar, tentar derrubar, enfim, isso é ridículo em qualquer situação,então mantenha-se distante desse tipo de comentários).
9 – Não deixarás de estudar (internet, livros, workshops, cursos e muita, muita pesquisa. Cuide para não ficar defasado numa área em que as mudanças ocorrem toda hora. E lembre-se: o maquiador tem que entender de cores, texturas, efeitos, iluminação, composição de produtos, enfim, o lance “não gosto de estudar, acho que vou ser maquiador”, não rola). As tendências, estilos e frescuras do ramo mudam a cada segundo e se vc não ficar antenado(a) vai ficar de fora.Então não perca tempo...ESTUDE !!!
10 – Não usarás produtos vencidos (quem quer uma cliente com a carona/olhão/bocona  inchada, vermelha e tudo mais na porta do seu studio no dia seguinte por causa de produto vencido?   Ninguém néeeahhh??? Claro que, mesmo o maquiador trabalhando com produtos legais, dentro da validade, pode ter gente com alergia a determinado produto e isso não é culpa do maquiador – a não ser que ele use produtos cuja composição leva elementos que são reconhecidamente causadores de alergia em potencial). Por isso a importância de saber o que está usando e pra quem serve.

Por fim mais um piteco :            Seja profissional !!!
Atenda sua cliente bem, passe a credibilidade de um profissional competente, seguro de suas habilidades, saiba ouvi-la e executar exatamente o que ela quer. Não entre no campo pessoal. 
Quando terminar e ver a satisfação estampada no rosto da sua cliente, terá mais um  nome pra sua lista de clientes fiéis.

Sucesso e Boa Sorte !!!!


Creditos:Site http://www.alternativabeleza.com  A um tempo atrás li esse post e adorei. Mas como o texto lá foi postado em 2010 resolvi postar aqui. Mantive o texto original, apenas dei um piteco aqui ou ali.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...